terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Moço. Qual sonho você tem?




Porto Alegre. "Cidade grande", ponto principal do Rio Grande do Sul. Prédios gigantescos, velhos, mal cuidados. Outros suntuosos, em bairros de luxo da Capital da Província. O Centro e o bairro contrastam. Para o bem e para o mal. São as faces da Capital.


Pois que hoje precisei ir a Porto Alegre, que em um forno de 34 graus parecia uma cidade aqui do Vale. Onde a sombra serve para grelhar.


Eis que paro no ponto do ônibus, sorrateira, esperando a condução ao meu destino.

Eu acho que levei um susto quando ela se aproximou, mirrada. Acredito que tenha um imã para crianças. Tão amadas, tão abandonadas, vistas como baratas pelos estúpidos que fingem não perceber o estado lastimável de pequenos habitantes deste mundo belo e escroto.


Ela falou tão baixinho... que eu tive que me aproximar pra escutar.

- Tia, me dá um sonho?


Um sonho...... nossa, quantos sonhos eu daria para aquela criança, que eu julgava ter 7 anos, mas tem lá seus 12, 13.


Eu daria como sonho à ela uma profissão. Algo para ocupar a mente e o coração. Hm... seria ela uma jogadora de vôlei? Apanhando as bolas que a vida insiste em sacar na área? Quantos pontos a sociedade já teria feito contra ela? E o juíz dessa partida? Grande ladrão! Nunca deu vantagens para a pequena sem-nome que cruzou meu caminho.


Eu daria como sonho à ela um banho. Um banho gostoso, destes demorados, com espuminha de sabonete. Com um chuveiro nem quente, nem morno, nem frio. Uma roupa seca e limpa, daquelas que só as mães sabem passar. Uma escova de cabelos, pra ela se olhar no espelho e ajeitar as madeixas. Eu daria um colônia pós-banho, e diria "agora fica aqui dentro de casa, pra não se sujar, ok?". Mentira, eu diria pra ela correr que nem uma louca, fazendo bagunça. Depois ela toma outro banho, oras!


Esperem! Já sei! Eu daria a ela um pai e uma mãe. Esse par de humanos que adora pegar no pé. Que você às vezes quer ver longe de casa, mas que espera com o barulho da maçaneta. Que te dá uns petelecos às vezes, e em outras te pega no colo. Aqueles mesmos, sim, estes mesmos que você às vezes ignora, mas que estão em plena vigilância. Os pais poderiam substituir tranquilamente uma antena Sky. Os pais pegam 80 canais.


Hm... mas quem sabe um sonho de escola? Onde ela pudesse ir ao mercado pra escolher a mochila mais bonita. A cola tenaz (isso existe ainda???) e a tesourinha verde. A borracha com cheirinho de morango, e o lápis das princesas mais belas. As canetas BIC três cores, o caderno do Cavalo de Fogo, o papel pra encapar o livro. A pastinha de elástico. O lanchinho básico, ou uns trocados pra comprar um pastel gostoso e quentinho na cantina.


E enquanto eu pensava no sonho mais coerente, ou mais fácil de ser atendido, ela me interrompe:


- Tia, me dá um sonho?


O dedinho magro apontava para trás de mim.
Numa barraquinha, estava um vendedor de sonhos. Baunilha ou mumu. À escolha do cliente.
Desapontada, perguntei qual sonho ela queria (pais, escola, um banho, uma profissão? Hein? Hein?).


- Pode ser de baumilha, tia.

Ah... sabor baumilha. O melhor dos melhores.....
O sonho, o refri e a criança se foram dali.
Se perderam entre milhares de sonhos de quem só consegue enxergar o seu.
E na maioria das vezes, não sabe qual sabor tem.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sensibilidade aguçada, típica de pessoas maduras que se chocam com a realidade e sentem vontade de mudá-la. Parabéns pelo blog e, em especial, pelo texto... Amei!

Unknown disse...

Cris! Que belo texto, belíssimo. Das coisas que tenho lido de ti, vejo que és uma escritora de pensamentos de mão cheia! ;)

Anônimo disse...

BELO POST, CRIS!
Era tecnológica, do desenvolvimento máximo do capitalismo industrial e intelectual ( digo máximo, porque estamos vendo sua bancarrota de camarote e nos painéis das maiores bolsas de valores do mundo ) e crianças abandonadas, sonhos saindo pelo ralo de uma sociedade pobre... quem consegue se agarrar para não cair do abismo social? ainda a sorte, ainda há sorte!
belo texto! muito bom mesmo! parabéns! deves escrever mais crônicas...


ah, e por último. sim, tenaz ainda existe, inclusive parece que esta saindo um filme do Alexandre Frota chamado "jorrando a tenaz"
rsrsrsrs

só para abrir um sorriso, já que o mundo não pode ser só tristeza...

bjão