sexta-feira, 24 de abril de 2009

Susan, a feia




Sim. Desprovida de qualquer beleza, acima do peso, cabelo mal cuidado, o patinho feio. A mulher que arrancou risos de uma plateia acostumada com grandes ídolos. Ah, Susan, que de tão bizarra chocou até os jurados de um famoso concurso britânico de talentos. Susan, sim, com sua melhor parte, a mais feia, a mais fora dos padrões. Susan. A mulher que deu um tapa de luva no mundo. Susan.


Tímida, 47 anos, nunca foi beijada. Uma mulher como tantas outras, carente de uma única chance, que chegou quase aos 50, mas chegou. Sim, agora o mundo conhece Susan, a dona de uma voz que arrepia nos primeiros acordes. Susan, escocesa, interiorana, roupas desalinhadas. A verdadeira Cinderela dos tempos modernos.


Mas aqui não comento o vídeo que circula na internet, com sua interpretação brilhante de "I dreamed a dream". 22 antes, está divulgado um outro vídeo, quando em uma reunião familiar Susan canta para os parentes. O mesmo estilo, o mesmo cabelo desgrenhado, a mesma maneira de ver o mundo. Solitária, ainda que cercada de muitas pessoas. Perdida na própria música, cantando para se alegrar. Um dom raro, de rara beleza. Susan e sua voz que nem os pássaros ousam imitar. Na própria solidão, enchendo a sala com tudo que há de melhor no mundo: a música.


E porque não pensar, que muitas Susan´s habitam o mundo, num solo que não ecoa a ninguém. Susan, olhos pequenos e apagados, ganhou mais do que qualquer um poderia ganhar. Para os jurados, um novo talento, um diamante bruto a ser lapidado. Para quem estava na plateia, um raro talento que fez chorar e arrancar sorrisos atônitos.


Para Susan, apenas a sensação de ter sido vista pela primeira vez em toda a sua existência.
O palco virou para ela o centro do Universo: finalmente, ela era alguém.
Susan é um ser humano agora.


Ao contrário de muitos de nós, ela conseguiu ser vista pelo mundo.
Mas conseguiu provar a si mesma, antes de todos, que poderia.
Nem que fosse por um único segundo.

Um comentário:

Diegonzo disse...

trocaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa